Nossos pets (e humanos também!) vivem em comunidade com uma série de microrganismos que incluem bactérias, vírus e outros pequenos organismos unicelulares. Para cada célula do seu pet existem mais de 10 microrganismos vivendo em conjunto. Todos estes organismos são coletivamente chamados de microbiota. E quando observamos a microbiota em um determinado ambiente, estamos observando o microbioma, um verdadeiro ecossistema. Todos nós temos um microbioma (ou um ecossistema) diferente em cada local do corpo (intestinos, boca, pele, nariz, genitais, ouvido, etc).
Microrganismos são afetados pelo nosso estilo de vida
Ao longo da vida, ocorrem alterações da microbiota por causa da própria dinâmica da vida. Estresse, ansiedade, mudança da dieta, desidratação, necessidade de uso de antibióticos e outros medicamentos, falta ou excesso de atividade física e cirurgias, são alguns exemplos que podem levar a alterações da microbiota. Quando a microbiota é afetada, consequentemente o microbioma (ecossistema) muda. E esta mudança afeta a saúde dos nossos pets de diversas formas, tanto para o bem, como para o mal. Qualquer ambiente que existe no corpo não é estéril (sem nenhum microrganismo), ele sempre vai ter uma microbiota.
Importância do microbioma e dos microganismos
Um exemplo da importância do nosso microbioma é a diversidade de organismos vivos (microbiota) que existem no trato gastrointestinal. Eles não estão ali à toa e são essenciais para a digestão adequada de alimentos, síntese de vitaminas, suporte ao sistema imunológico, regulação do peso, e proteção contra microrganismos patogênicos (aqueles que causam doenças). Existem evidências que estes microrganismos têm um papel na prevenção do câncer e até sobre o humor! Isto significa que a microbiota desempenha um papel essencial em manter nossa saúde.
A importância do microbioma sobre a saúde e a doença tem gerado vários estudos, por ser um assunto fascinante, as pesquisas estão em plena expansão. Nestes estudos são necessárias simples amostras fecais para identificar as bactérias presentes em pets saudáveis. O processo de identificação conta com técnicas biotecnológicas de ponta, juntamente com a bioinformática. Como resultado, dados são gerados possibilitando relacionar o microbioma com a ocorrência de doenças.
Sabe-se que o microbioma intestinal é afetado pela dieta e pelo ambiente. Portanto, o conhecimento sobre o microbioma intestinal ajuda a definir ações simples, como uma pequena alteração na dieta ou na frequência de atividades físicas do seu pet, para melhorar a saúde. Estas alterações e recomendações são realizadas por um profissional responsável, e de preferência, especializado em modulação intestinal. Vamos desvendar os mistérios do microbioma intestinal do seu pet? A Petbiomas tem o teste pioneiro da América Latina disponível para o seu pet aqui no Brasil!
Escrito por Flavio O. Francisco, PhD.