intestino saudável

7 maneiras de um intestino saudável ajudar seu animal de estimação

Como um tutor amoroso, você oferece ao seu gato ou cachorro comida, água, exercícios e muito carinho – mas você conhece a importância de um intestino saudável? Da digestão à saúde mental, a saúde intestinal do seu animal de estimação afeta quase todos os aspectos de sua saúde e felicidade. Inúmeras bactérias que vivem no intestino do seu animal de estimação, coletivamente chamadas de microbioma intestinal, fornecem uma variedade de funções que dão suporte à vida e podem ajudar seu animal de estimação a viver uma vida saudável.

Abaixo, reunimos 7 maneiras pelas quais um intestino saudável mantém seu animal de estimação feliz.

1. Peso saudável

As bactérias intestinais exercem um controle impressionante sobre as calorias que seu animal de estimação consome e queima. Elas não apenas afetam a forma como os alimentos são digeridos, mas também podem mandar sinais para acelerar ou desacelerar o metabolismo. Sabemos que animais com excesso de peso tendem a apresentar certas características em seu microbioma que aumentam sua propensão a ganhar peso. Manter uma distribuição saudável de bactérias mantém o intestino saudável e ajuda a proteger contra o ganho de peso e todos os problemas de saúde que podem vir com ele.

2. Intestino saudável  e absorção de nutrientes

As bactérias intestinais do seu animal de estimação precisam de comida suficiente para se manterem vivas. As bactérias intestinais podem ajudar a degradar elementos não digeridos dos alimentos, como as fibras dietéticas. Esses nutrientes transformados em componentes menores podem ser usados como combustíveis adicionais para o seu pet.

3. Saúde mental

Um intestino saudável também é importante para a saúde mental. O corpo do seu animal de estimação produz substâncias químicas chamadas neurotransmissores que permitem que diferentes células do corpo se comuniquem umas com as outras. Os neurotransmissores são cruciais para toda uma gama de funções psicológicas, incluindo ciclos de sono e respostas ao estresse. 

As bactérias que vivem no intestino do seu animal de estimação são capazes de produzir esses mesmos neurotransmissores, o que significa que as bactérias intestinais também ajudam a regular essas funções. Recentemente, descobriu-se que essas bactérias têm uma influência particularmente forte na ansiedade: animais que começam suas vidas com menos diversidade bacteriana podem estar predispostos a desenvolver sintomas característicos de ansiedade.

4. Qualidade da pele e pelagem

A pele e pelagem também são influenciados por um intestino saudável. Manter as bactérias intestinais adequadamente equilibradas ajuda a proteger contra inflamação excessiva ou coceira na pele e mantém a pele e a pelagem do seu animal de estimação saudáveis e macias.

Alguns tipos de bactérias intestinais produzem compostos pró-inflamatórios, que dizem ao sistema imunológico para enviar ajuda quando há uma ameaça ou lesão presente em algum lugar do corpo. Às vezes, quando essas bactérias produzem muitos destes compostos, ou muitos desses tipos de bactérias existem no intestino do seu animal de estimação, isso pode resultar em níveis de inflamação muito altos. Isso pode ocasionar alergia na pele do seu animal de estimação, que pode ficar vermelha, coçar e doer.

5. Intestino saudável para uma vida mais longa

Estamos apenas começando a descobrir algumas das maneiras pelas quais as bactérias intestinais influenciam nossa saúde. Várias bactérias parecem desempenhar papéis na proteção contra câncer, doenças cardiovasculares e outros elementos de declínio da saúde tipicamente associados ao envelhecimento. Quanto mais benefícios dessas bactérias seu animal de estimação puder acumular, maior a probabilidade de que ele possa viver uma vida longa e saudável.

Existem atualmente cerca de 30.000 tipos diferentes de bactérias que foram nomeadas e descritas por pesquisadores. Também sabemos que existem milhares e milhares de outros que ainda não foram nomeados ou descobertos, mas podem ser muito benéficos para a saúde do seu animal de estimação. Alguns deles podem até estar vivendo em seu animal de estimação!

6. Sistema imunológico mais forte

Sabemos que algumas bactérias intestinais produzem compostos pró-inflamatórios. Sem surpresa, muitos outros produzem compostos anti-inflamatórios. A chave para ter um sistema imunológico forte é ser capaz de ativar a resposta imunológica quando necessário (por exemplo, quando seu animal de estimação é exposto a um patógeno como Clostridioides difficile) e, tão importante quanto, manter o sistema imunológico calmo quando não precisa. Ter um equilíbrio saudável de bactérias pró-inflamatórias e anti-inflamatórias é fundamental.

7. Proteger contra patógenos intestinais causadores de doenças

O trato digestivo do seu animal de estimação contém quantidades limitadas de comida, água e espaço, e as bactérias que vivem lá devem competir por esses recursos. Quando seu animal de estimação desenvolve uma infecção no trato digestivo, sabemos que algumas das bactérias saudáveis foram substituídas por bactérias patogênicas. Quando seu animal de estimação tem um microbioma forte e altamente diversificado, é mais difícil que organismos patogênicos se instalem e deixem seu animal de estimação doente. De certa forma, podemos pensar em um microbioma de um intestino saudável como um “protetor” que impede a entrada de bactérias nocivas.

Interessado em verificar o microbioma intestinal do seu animal de estimação? Se a baixa diversidade intestinal ou um desequilíbrio bacteriano estiver presente e tratado adequadamente, isso pode ajudar a prevenir certos problemas gastrointestinais no futuro. Nosso teste de microbioma detecta desequilíbrios bacterianos que podem estar causando os sintomas do seu animal de estimação. Saiba mais sobre nossos testes de saúde intestinal de pets, o Catbioma e o Dogbioma.


Escrito por Alex Martin.
Traduzido e adaptado por Flavio O. Francisco, PhD.

Clique aqui para ler o artigo original em inglês.

Carrinho de compras