kefir

4 benefícios do kefir para pets

Kefir é uma bebida fermentada com propriedades probióticas que é consumida por humanos há bastante tempo. É uma alternativa interessante para ajudar a melhorar a saúde intestinal, e geral, dos nossos pets.

O que é kefir?

O kefir é uma bebida fermentada originária da Rússia, mais precisamente da região do Cáucaso onde são conhecidos como “grãos do profeta”. A lenda tradicional diz que o profeta Mohammed presenteou os cristãos ortodoxos e os ensinou a produzir os grãos de kefir. E as pessoas que consumiam a bebida relatavam muitos benefícios para a saúde.

Esta bebida de sabor ácido, azedo e levemente gasoso é consumida como fonte de probióticos. A fermentação, geralmente é feita com leite de origem animal (vaca, cabra, ovelha) ou até leite de origem vegetal (côco, aveia, arroz). Os “grãos do profeta” são uma cultura simbiótica de microrganismos vivos como o Lactobacillus (bactérias) e o Saccharomyces (leveduras) associados a proteínas, lipídeos e polissacarídeos.

Durante o processo de fermentação dessa bebida, as bactérias consomem a lactose e a transformam em ácido lático e dióxido de carbono. Como resultado, esta bebida apresenta as características peculiares dela, contendo baixas concentrações de lactose, quando comparados à outras bebidas lácteas, como o iogurte. Assim, ela pode ser consumida por pessoas que tem um pouco de intolerância à lactose.

Mas e os pets, podem se beneficiar dessa bebida? A resposta é sim!! Mas atenção, como todo alimento novo, é sempre importante fazer a adaptação do trato gastrointestinal do seu pet. Não é necessário fornecer grandes quantidades para observar os benefícios dele. Sempre consulte seu nutricionista pet para uma orientação adequada!

Os benefícios de fornecer Kefir para os pets

1. É fonte de probióticos

O consumo de kefir está relacionado com a melhoria da composição da microbiota intestinal e, consequentemente, a saúde de quem o consome. Devido à sua composição, ele é considerado uma fonte de probióticos, ou seja, microrganismos ou partes de microrganismos que resultam em efeitos benéficos à saúde do hospedeiro.

A composição de microrganismos varia de acordo com a origem. Porém os mais comuns são: Lactobacillus kefir, Lactobacillus kefiranofaciens, Saccharomyces cerevisae, entre outros.

2. Ajuda a manter a microbiota intestinal em equilíbrio

Os microrganismos nos grãos de kefir produzem ácido lático, antibióticos e bactericidas, que inibem o crescimento de microrganismos na bebida. Estudos mostram que essa bebida age contra as seguintes bactérias patogênicas, Salmonella, Helicobacter, Shigella, Staphylococcus, Escherichia coli, Enterobacter aerogenes, Proteus vulgaris, Bacillus subtilis, Micrococcus luteus, Listeria monocytogenes, Streptococcus pyrogenes, Streptococcus faecalis KR6, Fusarium graminearum CZ1.

3. Melhora a saúde gastrointestinal

Além de ser uma fonte de probióticos, o kefir também é uma fonte de exopolissacarídeos. Estes compostos são considerados antioxidantes, agentes antimicrobianos e imunomoduladores, que protegem o trato gastrointestinal.

Os exopolissacarídeos dessa bebida são produzidos principalmente pelo Lactobacillus kefiranofaciens, que quando associado ao Saccharomyces sp., produzem maiores quantidades destes compostos benéficos.

4. Alivia processos alérgicos

Graças a seu efeito imunomodulador, resultante da ação dos probióticos e dos exopolissacarídeos no intestino, o kefir atua na redução de processos inflamatórios. Estes efeitos podem ser relacionados com a modulação da microbiota intestinal, que tem efeitos comprovados sobre a imunomodulação e aliviando respostas imunes desnecessárias que ocorrem nas alergias.

Para acompanhar a dinâmica do microbioma intestinal do seu pet, a Petbiomas oferece um exame inédito no Brasil, o exame de microbioma para cachorros e gatos! Uma ferramenta importante para melhorar a saúde e o bem-estar do seu pet! Conte conosco!


Escrito por Flavio O. Francisco, PhD.

Mais informações nos artigos abaixo

Parks, S. (n.d.). Can My Dog Eat Kefir? | The Dog People by Rover.com. Retrieved August 14, 2022, from https://www.rover.com/blog/can-dogs-eat-kefir/

Oerlemans, M. M. P., Akkerman, R., Ferrari, M., Walvoort, M. T. C., & de Vos, P. (2021). Benefits of bacteria-derived exopolysaccharides on gastrointestinal microbiota, immunity and health. Journal of Functional Foods, 76, 104289. https://doi.org/10.1016/J.JFF.2020.104289

Prado, M. R., Blandón, L. M., Vandenberghe, L. P. S., Rodrigues, C., Castro, G. R., Thomaz-Soccol, V., & Soccol, C. R. (2015). Milk kefir: composition, microbial cultures, biological activities, and related products. Frontiers in Microbiology, 6(OCT). https://doi.org/10.3389/FMICB.2015.01177

Smith, S. (2020, July 16). The Fascinating History of Milk Kefir — Raw Milk Institute. Blog. https://www.rawmilkinstitute.org/updates/the-fascinating-history-of-milk-kefir

Carrinho de compras