Alergias são doenças inflamatórias que ocorrem devido a um desequilíbrio do sistema imunológico e estamos observando que sua ocorrência está cada vez mais frequente em nossos pets. A alergia alimentar, a dermatite atópica e a asma são um problema de saúde pública em muitos países pois também atingem os humanos. O aumento significativo da ocorrência e prevalência de alergias nos últimos anos coincide com mudanças ambientais e comportamentais.
As alergias e o papel dos microrganismos
Existem evidências de que o contato com microorganismos logo no início da vida tem um papel muito importante no desenvolvimento do sistema imune. Porém, este contato tem sido cada vez menor, devido aos cuidados e a preocupação excessiva com a higiene. O estilo de vida urbano, oferece poucas oportunidades de contato com os diversos microrganismos encontrados, como por exemplo, no meio rural. Além disso, em ambientes urbanos, entramos em contato com outros poluentes que levam a um desequilíbrio do sistema imunológico
Estudos têm demonstrado que o processo de colonização por um microbioma ‘saudável’ é essencial para uma vida longa e saudável (veja aqui e aqui). Porém quando este processo não ocorre, as alterações na biodiversidade do microbioma levam a alterações das atividades metabólicas do animal resultando em uma maior suscetibilidade a alergias e outras doenças imuno-mediadas ao longo da vida. Portanto, a regulação da composição do microbioma no organismo pode ser uma estratégia para prevenção e tratamento de doenças alérgicas.
Quer descobrir como está o microbioma de seus pets? A Petbiomas faz todas as análises e envia um relatório detalhado sobre os microrganismos intestinais de cachorros e gatos! Assim, seu veterinário, zootecnista ou nutricionista pode fazer recomendações direcionadas para melhorar os alimentos fornecidos e o estilo de vida, itens importantíssimos para uma vida longa e saudável! Conheça o nosso trabalho seguindo as nossas redes sociais!
Escrito por Flavio O. Francisco, PhD.