A diarreia é algo extremamente comum em cachorros. Mas você sabia que muitos casos de diarreia são causados por uma bactéria chamada Clostridioides difficile (também conhecida como C. difficile ou C. diff)? Se você levar seu cachorro doente ao veterinário por causa de diarreia frequente, o veterinário geralmente fará um exame das fezes para procurar a presença de bactérias específicas, incluindo o Clostridioides difficile. Se o C. diff for encontrado nas fezes do seu cachorro, é muito provável que ele seja o culpado pela diarreia.
Como o C. difficile afeta o trato intestinal
A diarreia frequente não é o único problema que essa bactéria causa. O Clostridioides difficile libera toxinas inflamatórias que realmente danificam o sistema digestivo do seu cachorro. Além disso, cada célula de C. difficile tem pequenas caudas semelhantes a chicotes (chamadas flagelos): enquanto a célula de C. difficile viaja pelo trato intestinal do seu cachorro, essas caudas se agitam e criam inúmeras pequenas feridas no revestimento do intestino.
Como uma infecção por C. diff envolve um grande número dessas células bacterianas, todas essas pequenas feridas se somam e podem causar danos graves e duradouros à saúde digestiva do seu cachorro.
O Tratamento Comum é com Antibióticos
Como as células de C. diff podem ser muito prejudiciais, eliminar essa bactéria do corpo do seu cachorro se torna uma prioridade máxima. Infelizmente, essa pode ser uma tarefa bastante difícil. Em muitas clínicas veterinárias, o método mais comum para tratar uma infecção por C. diff é com antibióticos. Geralmente, o tratamento com antibióticos dura de uma a duas semanas.
Em muitos casos, ao final do tratamento com antibióticos, a bactéria Clostridioides difficile é eliminada e a diarreia desaparece. No entanto, seu cachorro pode não estar completamente livre ainda. Normalmente, cerca de 20% dos pacientes que contraem Clostridioides difficile terão uma recorrência da infecção, geralmente dentro de apenas 1 a 2 meses.
C. difficile e Infecção Recorrente em Cachorros
Pesquisas sugerem que tratar o C. diff com antibióticos pode eliminar a bactéria a curto prazo – enquanto os antibióticos estiverem presentes no organismo. No entanto, os antibióticos também prejudicam as bactérias benéficas do intestino, necessárias para manter bactérias como o C. diff sob controle. Assim, assim que os antibióticos desaparecem, o microbioma intestinal desequilibrado do seu cachorro pode fornecer um ambiente perfeito para o crescimento de mais C. diff. Ao matar tantas bactérias benéficas, os antibióticos (como o metronidazol) perturbam o microbioma intestinal e o deixam ainda mais vulnerável a outra infecção por C. diff.
Para piorar a situação, as cepas de C. difficile podem se tornar mais resistentes aos antibióticos a cada infecção recorrente. Uma bactéria cada vez mais resistente, juntamente com um cachorro cada vez mais doente, pode criar uma situação com risco de vida.
Tratando C. difficile com Transplante Fecal
Como o C. diff está se tornando cada vez mais comum (tanto em humanos quanto em animais), principalmente entre indivíduos imunocomprometidos e em ambientes hospitalares, os pesquisadores estão motivados a encontrar um tratamento mais eficaz que não deixe o paciente vulnerável a futuras infecções. Ao mesmo tempo, várias cepas de C. diff estão se tornando resistentes aos antibióticos comuns, tornando o tratamento ainda mais difícil. Vários estudos em humanos demonstraram que o transplante de microbiota fecal (TMF) oferece uma solução eficaz.
O transplante de microbiota fecal envolve a coleta de fezes (contendo bactérias benéficas) de um indivíduo saudável e o transplante – geralmente por enema ou cápsula oral – para o intestino de um indivíduo doente. Em estudos com humanos, o TMF demonstrou prevenir a recorrência em mais de 85% dos casos de C. diff, em comparação com a taxa de sucesso dos antibióticos, que é de 40% a 50%.
Muitas vezes, um microbioma desequilibrado carece de bactérias essenciais para o bom funcionamento do intestino. Em vez de eliminar todas as bactérias C. diff no intestino (a abordagem dos antibióticos), o TMF “planta as sementes” de um microbioma saudável e diversificado, contendo bactérias capazes de competir com o C. diff. Além de combater bactérias nocivas, um microbioma intestinal equilibrado fornece a base para a saúde intestinal a longo prazo e um sistema imunológico forte.
O microbioma do seu pet está equilibrado? É só checar com um Exame de Microbioma Intestinal!
Tratamentos Naturais para C. diff em Cachorros
Pode ser muito triste ver seu cachorro sofrer com infecções recorrentes por C. diff. Uma maneira de ajudar o microbioma intestinal do seu cachorro a resistir a bactérias nocivas como o C. diff é suplementar a dieta dele com Saccharomyces boulardii, um fermento probiótico especial com propriedades anti-inflamatórias. S. boulardii demonstrou prevenir e reduzir com segurança a diarreia de várias causas. E é especialmente útil para repovoar as populações de microrganismos intestinais que foram danificadas por uma infecção ou um tratamento com antibióticos.
Se você está buscando uma forma de fortalecer a saúde intestinal do seu amigo peludo e ajudá-lo a se proteger contra problemas como o C. difficile, considere adicionar um suplemento de qualidade à dieta dele.
Que tal conhecer o nosso suplemento especialmente formulado, que contém S. boulardii e outros ingredientes importantes para a saúde intestinal do seu cachorro? Clique aqui para saber mais e dar um passo importante na proteção do bem-estar digestivo do seu pet!
Escrito por AnimalBiome
Traduzido e adaptado por Flavio O. Francisco, PhD
Clique aqui para ler o artigo original em inglês.