trabalhador

Cachorros trabalhadores e seu microbioma intestinal

O cachorros são nossos melhores amigos e nos fazem companhia, mas os cachorros trabalhadores são importantes no desempenho de um trabalho específico. Esses trabalhos incluem cães de serviço, cães de terapia, cães policiais e militares, cães de detecção (que usam seus olfatos poderosos para identificar perigos ou odores de interesse), cães de busca e salvamento e cães de pastoreio. Nós já sabemos que em cachorros de companhia (“não-trabalhadores”) alguns comportamentos “indesejáveis” ​​(agressão, ansiedade) estão associados a certas características do microbioma intestinal. Mas será que o microbioma de cachorros trabalhadores também teriam essa influência no comportamento? E será que comportamentos “indesejáveis” para cachorros de companhia poderia ser estimulados em cachorros militares, por exemplo?

O que se sabe sobre o microbioma de cachorros trabalhadores?

Os filos dominantes incluem Firmicutes, Proteobacteria, Fusobacteria, Bacteroides e Actinobacteria. Em cachorros farejadores parece haver uma relação entre o microbioma intestinal e o desempenho do olfato. Cachorros de busca e resgate tiveram seu microbioma alterado após o estresse causado por viagens de avião, mas não de helicóptero.

Comportamentos como motivação, agressão, covardia, sociabilidade e obediência a um treinador versus muitos  também foram associados estatisticamente ao microbioma, isto é, cachorros que apresentavam esses comportamentos distintos, também tinham um microbioma distinto. Por exemplo, o aumento da abundância de Firmicutes foi associado ao aumento da agressividade; o aumento do Lactobacillus foi associado ao aumento do comportamento covarde/fóbico.

O microbioma do trato gastrointestinal desempenha um papel fundamental na regulação do comportamento e da função cerebral. O eixo microbioma-intestino-cérebro influencia a neurotransmissão e o comportamento e pode ser a chave nas intervenções nutricionais para manter a saúde do animal.

O futuro e a “escolha” do comportamento em cachorros trabalhadores

Acumulam-se estudos que estabelecem as relações entre o microbioma intestinal de cachorros e a saúde, o comportamento e o desempenho no trabalho. Estudos que relacionam as a suplementação de probióticos e a dieta com o microbioma também se acumulam. Dessa maneira, a próxima etapa seria a modulação do microbioma, através da dieta ou probióticos, para se atingir alguma característica de interesse, como por exemplo o comportamento agressivo em um cachorro de guarda.

E você? Ficou curioso para saber como está o microbioma intestinal do seu cachorro? Faça o Dogbioma, nosso exame de microbioma para cães e descubra como o microbioma intestinal afeta a saúde do seu pet.


Escrito por Flavio O. Francisco, PhD.

Carrinho de compras