O microbioma intestinal – a coleção de microrganismos que vivem no trato digestivo – é fundamental para a saúde e o bem-estar. Mas é importante saber que a saúde bucal pode afetar a saúde intestinal. O microbioma oral desempenha papéis importantes na proteção de nossos animais de estimação contra patógenos encontrados em alimentos ou no ar. Mas quando as bactérias da boca migram para o intestino, elas podem alterar o microbioma, potencialmente causando desequilíbrios que levam à inflamação e à doenças.
A boca e seu microbioma
A boca é uma das entradas de ar para o corpo e o início do trato digestivo, por isso a saúde bucal desempenha um papel importante no sistema imunológico. E, como o intestino, a boca tem seu próprio microbioma – uma rica comunidade de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos. Quando a boca encontra bactérias ou vírus do ambiente externo, o microbioma oral ajuda a impedir que os organismos estranhos se instalem, em parte superando o número de invasores.
A saliva também desempenha um papel importante na saúde bucal, lavando as partículas de alimentos, neutralizando os ácidos produzidos pelas bactérias, protegendo contra micróbios estranhos e prevenindo o crescimento bacteriano não saudável.
Assim como um intestino saudável depende de um equilíbrio entre seus microrganismos residentes, o microbioma oral também deve estar em equilíbrio para apoiar o sistema imunológico de forma eficaz. Se as populações de certas bactérias da boca crescerem muito – como resultado da higiene oral inadequada, por exemplo – elas podem prejudicar a saúde bucal e causar cárie dentária e doença gengival.
Como a saúde bucal afeta a saúde intestinal?
Organismos que vivem harmoniosamente em uma parte do corpo podem causar problemas quando são realocados para outra parte. Quando as bactérias que pertencem à boca migram para o intestino (viajando junto com a saliva que é engolida), elas podem perturbar o microbioma intestinal e causar respostas imunes que podem levar à doença.
Em humanos, as bactérias orais e a inflamação associada à doença gengival grave (periodontite) são conhecidas por desempenhar um papel em muitas doenças do resto do corpo. Estudos mostraram que desequilíbrios no microbioma oral podem causar bronquite, pneumonia, diabetes, doença cardíaca, doença inflamatória intestinal (IBD), artrite, Alzheimer e câncer.
Quando os pesquisadores olharam para os microbiomas intestinais de pessoas com IBD, por exemplo, encontraram micróbios que normalmente residem na boca: duas cepas de uma bactéria oral em particular chamada Klebsiella mostraram desencadear as respostas imunes associadas à doença de Crohn e colite.
Se o seu cão ou gato mostra qualquer um destes sinais de possível doença oral, faça uma consulta com o seu veterinário:
- Mau hálito
- Dentes que estão descoloridos ou cobertos de tártaro
- Dentes soltos
- Babar ou deixar cair alimentos da boca
- Sangramento da boca
- Evitar ser tocado na área da boca
- Perda de apetite
Uma saúde bucal ruim, que permita o crescimento excessivo de bactérias na boca, pode causar alterações no microbioma intestinal e levar a problemas crônicos, como IBD, é importante manter os dentes e gengivas do seu cão ou gato o mais saudável possível.
Veterinários recomendam evitar o acúmulo de placa bacteriana e bactérias, escovando os dentes do seu animal de estimação regularmente e melhorando sua saúde bucal. Isso pode não parecer fácil, mas escovas de dentes projetadas especificamente para cães e gatos estão amplamente disponíveis, e seu veterinário pode mostrar-lhe a técnica adequada. (Dica: Nunca use pasta de dentes de humanos!) Uma mastigação segura também pode beneficiar os dentes do seu animal de estimação enquanto fornece um petisco.
Mais dicas: Lave bem as mãos depois de escovar os dentes do seu animal de estimação, enxágue bem a escova de dentes, substitua a escova de dentes a cada três meses e, se tiver vários animais de estimação, use uma escova de dentes diferente para cada um.
Além disso, seu veterinário pode recomendar limpezas profissionais a cada 6–12 meses.
Saúde geral do animal de estimação
Uma boa maneira de verificar a saúde geral do seu animal de estimação é usar nossos kits de teste de microbioma de saúde intestinal para seu cão ou gato. Com uma pequena amostra do seu animal de estimação, podemos detectar os tipos e proporções de bactérias que vivem no intestino do seu animal de estimação, sugerir maneiras de melhorar a saúde intestinal e fornecer um informativo detalhado sobre as bactérias intestinais do seu animal de estimação.
Escrito por Ellen Barber.
Traduzido e adaptado por Flavio O. Francisco, PhD.
Clique aqui para ler o artigo original em inglês.