saude pet vômito

Causas comuns de vômitos em cães – Parte 1

O vômito é uma das partes mais nojentas de ser tutor, mas este é um sinal de que algo não está indo bem com seu cão. Este é um evento relativamente comum e pode ser confuso saber quando se preocupar. Antes de conhecer algumas causas comuns, vamos para algumas definições:

Vômito: quando o conteúdo do estômago sai pela boca de forma forçada acompanhada por uma contração e elevação abdominal.
Regurgitação: quando o conteúdo do esôfago ou do estômago volta passivamente, sem contração ou elevação abdominal, geralmente ocorrendo pouco tempo após a ingestão do alimento.
Ânsia de vômito: também conhecida como elevação seca, ocorre quando nenhum conteúdo sai pela boca, porém a mesma contração e elevação abdominal do vômito ocorrem.

Algumas situações podem levar à ocorrência de vômito como quando comem algo que não deveriam, doenças, medicamentos, intoxicações, insolação, e doenças gastrointestinais. Confira a seguir mais detalhes destas possíveis situações.

Comer algo que não deveria.

Alguns cães tendem a comer coisas que não deveriam. O vômito é uma reação normal para retirar o conteúdo que seu estômago está tendo dificuldade em digerir.

Se o vômito do seu cão contém pedaços de espuma de sofá, muito material vegetal, lixo ou alimentos não digeridos, e eles retornam ao seu nível normal de energia e apetite logo após o vômito, você provavelmente não precisa se preocupar. O estômago do seu cão simplesmente não estava conseguindo processar o que eles comeram.

O que você deve fazer se encontrar algo que não é um alimento no vômito do seu cão? Recomendamos que você fique de olho no seu cão pelas próximas 12 horas, caso ele não consiga vomitar tudo o que comeu. Um corpo estranho pode ficar preso em qualquer lugar ao longo do trato digestivo – do esôfago ao intestino grosso. Quando isso ocorre pode ocasionar o chamado bloqueio intestinal.

Às vezes, isso acontece dias ou mesmo semanas depois que o item indigesto foi comido. Um bloqueio intestinal pode ser uma emergência com risco de vida que requer cuidados veterinários urgentes. Os sinais a serem observados incluem: tensão abdominal ou inchaço, salivação excessiva, perda de apetite, febre (temperatura superior a 103F) e/ou qualquer dificuldade na passagem das fezes após a ocorrência alimentar.

Se você suspeitar que seu cão comeu algo perigoso, como uma planta tóxica ou veneno, os sinais podem ser diferentes.É provável que o vômito ocorra em vários episódios e possa ser acompanhado por outros sintomas, como agitação ou letargia. Se você suspeitar que seu cão comeu uma substância tóxica procure um veterinário imediatamente!

Doenças

O vômito é um efeito colateral comum a vários tipos de infecções que são comuns aos cães.

Parasitas intestinais podem fazer com que seu cão tenha vômito. Verifique se surgem alguns vermes nas fezes, faça um teste de presença de ovos nas fezes ou converse com o veterinário sobre a vermifugação.

Infecções virais podem afetar todos os cães. No entanto, cães jovens e não vacinados são especialmente suscetíveis. Parvovírus, circovírus, norovírus, rotavírus e coronavírus canino podem causar vômito.

Infecções bacterianas podem acontecer em qualquer parte do corpo do seu cão – por dentro e por fora – e em qualquer idade. Algumas infecções sistêmicas, como a leptospirose, podem ser prevenidas com vacinas adequadas, e outras podem ser tratadas com antibióticos. Algumas infecções intestinais bacterianas que podem levar ao vômito incluem: E. coli, Salmonella e Campylobacter.

Se o seu cão tiver uma infecção, seu vômito provavelmente será um líquido claro de cor amarela. Isso significa que eles estão nauseados e não têm conteúdo estomacal para vomitar. Preste atenção a quaisquer outros sintomas que seu cão tenha. Febre, desidratação e diarreia sanguinolenta são todos sinais comuns que podem indicar que seu cão tem uma infecção. Infecções não tratadas podem levar a algumas condições graves muito rapidamente, por isso é importante procurar atendimento veterinário ao primeiro sinal de uma infecção.

Medicação

Seu cão tomou um novo medicamento ou suplemento recentemente? A náusea é um dos efeitos colaterais mais comuns de medicamentos para cães. Seu cão pode apresentar ânsia de vômito e até vomitar, sendo um sinal de que eles não estão lidando bem com o seu tratamento.

Este efeito colateral pode impedir que seu cão utilize o medicamento de forma adequada e ainda interfere na sua qualidade de vida. Medicamentos analgésicos como AINEs (antiinflamatórios não-esteroidais) podem levar a úlceras ou sangramento gastrointestinal, especialmente quando a medicação é administrada por longos períodos. Informe seu veterinário se você suspeitar que seu cão não está tolerando bem a medicação, ele pode ajustar a dose, marca ou medicação para reduzir os efeitos colaterais.

Insolação

Insolação é uma condição causada pela exposição excessive ao sol e ao calor intenso. Esta condição ocorre quando a temperatura corporal aumenta rapidamente e os mecanismos de regulação de temperatura corporal não conseguem liberar o calor.

Por isso, brincar com seu cão em ambientes externos exige cuidados. Verifique se o local é sombreado e se a temperatura não está muito elevada. Se após brincar seu cão apresenta vômito junto com ofegação excessiva e inquietação, isso pode ser um sinal de que seu cão está perigosamente superaquecido. Nestes casos, a temperatura corporal do seu cão deve estar próximo ou acima de 40°C, e este estresse térmico pode ser fatal.

Se o cão ainda estiver consciente é importante trazê-los para um ambiente fresco, sombreado e calmo. Aplique toalhas molhadas ou molhe-o com água, visando a parte inferior do pescoço, entre as pernas e ao longo da barriga. Forneça pequenas quantidades de água fria ou permita que lambam cubos de gelo. Após os primeiros socorros, leve-os ao veterinário o mais rápido possível.

Cães mais jovens são mais propensos a ter insolação desencadeada pelo exercício, enquanto os cães mais velhos ou de face plana podem desenvolver insolação apenas por estarem em um ambiente com temperaturas acima de 30°C, e a situação se agrava em condições de alta umidade relativa do ar. Uma das situações mais comuns para insolação em cães é ser deixado preso em um carro.

Os cães não conseguem falar como estão se sentindo, mas existem várias pistas que indicam se eles estão doentes. Sempre observe a condição geral do seu companheiro peludo, com as seguintes perguntas: Como está o nível de energia ultimamente? Como eles ficam depois de vomitar? Eles têm diarreia ou outros sintomas? Eles têm vomitado com qual frequência? Havia algo no vômito deles? De que cor era? Eles estão realmente vomitando?

Na segunda parte vamos falar sobre doenças gastrointestinais que podem causar vômito e o que fazer quando levar ao veterinário! Confira!

Quer melhorar o bem-estar de seu pet? A Petbiomas pode te ajudar! Nós temos o exame de microbioma que mostra se o intestino do seu pet está saudável! Confira no nosso site: petbiomas.com

Fonte: Katie Dahlhausen, PhD, Holly Ganz, PhD and Dawn Kingsbury, DVM, PhD, DACVIM, Why Is My Dog Vomiting? Helpful Information For Pet Parents. Disponível em: https://doggybiome.com/expert-advice/why-is-my-dog-vomiting/

Carrinho de compras