O post de hoje serve para destacar a importância da saúde integral do seu animal de estimação, considerando o bem-estar no corpo e na mente. Uma abordagem holística enfatiza a medicina preventiva, ajudando a diminuir o risco de doença antes que a doença apareça.
Ao fazer coisas como alimentar seu pet com uma dieta de alta qualidade, fornecer oportunidades regulares de exercício, promover um intestino saudável e uma boa higiene bucal, você está ajudando a apoiar o funcionamento ideal de todo o corpo em seu pet.
Assim como mais humanos estão se interessando pela saúde preventiva por si mesmos, muitos tutores e veterinários estão considerando os benefícios de abordagens holísticas complementares, além da medicina convencional para cães e gatos.
Definindo Holística
Vemos a palavra “holístico” com frequência – mas o que isso realmente significa? Simplificando, as abordagens holísticas consideram todas as partes de um corpo interagindo juntas, não como entidades separadas. O estado emocional e mental influencia o corpo, e a saúde do corpo influencia o humor e as funções do cérebro.
Cuidado holístico para animais de estimação
O número de veterinários praticando medicina holística, bem como pesquisas para apoiar práticas alternativas, como acupuntura e massagem para alívio da dor em animais de estimação, está crescendo. A maioria dos veterinários holísticos usa uma combinação de testes laboratoriais convencionais e medicamentos, bem como tratamentos alternativos (complementares).
Dica 1: Otimize a dieta para ajudar a prevenir doenças
Uma boa nutrição é um dos pilares da saúde geral e pode ajudar a prevenir doenças comuns, estimular o sistema imunológico e influenciar positivamente o microbioma intestinal. Nem todos os alimentos para animais de estimação são criados igualmente, e a melhor maneira de encontrar um alimento saudável e nutritivo para o seu animal de estimação é lendo o rótulo na parte de trás da embalagem.
Em geral, selecionar alimentos que contenham mais ingredientes de carne e poucos grãos, amidos e vegetais é um ótimo começo. Há uma série de opções disponíveis agora, incluindo alimentos crus (frescos, liofilizados ou congelados), serviços de entrega em domicílio e alimentos úmidos e secos de alta qualidade que minimizam os carboidratos e maximizam as proteínas animais. Alguns tutores fazem sua própria comida de carnes cozidas, grãos e vegetais.
Uma das maneiras mais importantes de uma dieta saudável ajudar seu pet é apoiar um microbioma intestinal saudável. Se um pet não for alimentado com uma dieta adequadamente equilibrada, as bactérias no intestino podem mudar e se desequilibrar, o que pode contribuir para problemas de saúde. As bactérias intestinais desempenham um papel vital em muitos aspectos da saúde do seu pet, desde a digestão até a função imunológica e cerebral. Quando o microbioma intestinal do seu pet está desequilibrado (ou está sem algumas bactérias-chave), os pets correm um risco maior de desenvolver condições de saúde prejudiciais.
Dica 2: Um intestino saudável apoia a saúde geral do animal de estimação
Às vezes, uma dieta de alta qualidade pode não ser suficiente para equilibrar o microbioma intestinal do seu animal de estimação. Fornecer certos suplementos alimentares também pode ser útil. Os probióticos fornecem ao seu animal de estimação um aumento de bactérias benéficas, muitas das quais têm propriedades anti-inflamatórias e/ou anticancerígenas.
Os probióticos são as bactérias vivas que se instalam nos intestinos do seu animal de estimação; um componente igualmente importante é a suplementação de prebióticos. Os prebióticos são tipicamente fontes de fibra, como folhas verdes cruas ou pó de casca de psyllium, que são indigestos para o seu animal de estimação, mas são extremamente nutritivos para algumas das bactérias mais benéficas no intestino do seu animal de estimação.
Se o seu animal de estimação sofre de sintomas digestivos mais graves, como diarreia crônica, vômito e/ou constipação, os probióticos e prebióticos comerciais podem não ser suficientes para recuperar a saúde intestinal.
Uma abordagem holística para esses casos é com um Transplante de Microbiota Fecal (FMT), que envolve tirar material fecal (isso mesmo – cocô) de um gato ou cachorro saudável e transplantá-lo para um animal de estimação doente. Esses procedimentos demonstraram ser altamente eficazes no tratamento de uma ampla gama de condições, desde a Doença Inflamatória Intestinal (DII) até condições de pele como a dermatite atópica.
Dica 3: Fique atento à saúde bucal
Tanto para cães quanto para gatos, a má saúde bucal pode dificultar a alimentação e causar sérios problemas de saúde que são, na maioria das vezes, evitáveis. Escovar os dentes do seu animal de estimação regularmente ajuda a reduzir o crescimento bacteriano e evitar a formação de tártaro. Além disso, fornecer ao seu animal de estimação mastigações seguras dá-lhe a oportunidade de limpar os dentes enquanto desfruta de um alimento saboroso.
Dica 4: Ar fresco e exercícios mantêm os pets felizes
A saúde geral do seu pet também é afetada pelos seus estados emocionais e mentais. O exercício é uma ótima maneira de fazer seu cão ou gato se sentir bem. Também ajuda a manter seu pet com um peso saudável, o que pode ajudar a prevenir diabetes, reduzir o estresse nas articulações e combater certos tipos de câncer. Seu cão vai adorar se movimentar, brincar e passear. Um benefício adicional de exercitar seu cão é que você também pode se exercitar.
Gatos que não se exercitam possuem maior risco de se tornarem obesos. Seu veterinário pode ajudar a determinar o peso corporal ideal para ele e dar sugestões para ajustar a dieta. Se o seu gato estiver estritamente dentro de casa, incentive a brincadeira ativa com brinquedos e um arranhador durável para ajudar a desgastar as garras e aliviar a energia reprimida. As ‘árvores’ para gatos são ótimas para oferecer escaladas e esconderijos.
Outras terapias holísticas para pets com necessidades especiais: idosos, lesões ou ansiedade
Uma boa massagem pode ajudar os pets idosos a relaxar e aliviar dores musculares. Estudos clínicos recentes descobriram que a acupuntura combinada com a massagem foi eficaz para melhorar a mobilidade e reduzir a dor em cães, assim como a natação terapêutica para o tratamento da dor da artrite.
A ansiedade pode ser tratada com vários métodos. É importante entender a fonte da ansiedade e depois encontrar uma solução com seu veterinário. Sons calmantes específicos para gatos ou cães (música para pets) podem ser relaxantes para alguns animais de estimação. Às vezes, escovar seu animal de estimação pode ser reconfortante para eles. Existem também certas áreas que atuam como pontos de pressão para acalmar os pets, como o topo da cabeça e as patas.
Esta não é uma lista definitiva sobre os tratamentos holísticos eficazes que existem. No entanto, considerar as dicas acima é um ótimo lugar para começar a pensar na saúde holística do seu animal de estimação. Antes de fazer qualquer alteração na dieta ou nos cuidados do seu animal de estimação, consulte primeiro o seu veterinário.
Para prevenir doenças e verificar a saúde intestinal do seu animal de estimação, considere fazer o exame de microbioma para cachorros (Dogbioma) e gatos (Catbioma) da Petbiomas.
Escrito por Seana K. Davidson, PhD.
Traduzido e adaptado por Flavio O. Francisco, PhD.
Clique aqui para ler o artigo original em inglês.